terça-feira, 20 de outubro de 2009

Economia digital na AL avança

Estudo encomendado pela Telefônica aponta crescimento da região três vezes maior do que o de países ricos

A economia digital nos países latino-americanos cresce três vezes mais do que em países mais ricos, como Estados Unidos, Europa e asiáticos. A informação foi retirada do relatório DigiWorld América Latina 2007, realizado na Espanha a pedido da Telefônica.

O estudo especula sobre a redução da distância entre América Latina e países ricos em relação à adoção de tecnologias de comunicação. Os números indicam que, entre 2003 e 2005, a taxa de crescimento média na América Latina foi de 14%, enquanto Estados Unidos e Europa cresceram 5% e países da Ásia e Pacífico, como Japão e Coréia do Sul cerca de 6%.

O estudo define como economia digital os setores que se baseiam em tecnologias digitais, como telecomunicações, tecnologia da informação, bens eletrônicos e serviços audiovisuais.

Fonte

ECONOMIA digital na AL avança. Disponível em:itweb.com.br/noticias.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Não importa qual é o seu objetido. Ter um estúdio é mais facil do que você imagina.



Além de ser seu proprio chefé, como trabalham os freelancers, montar um estúdio significa também coordenar um aequipe por meio de sua visão criativa ou reunior-se com uma equipe de artistas para cheguar a melhor solução para um projeto.
Infelizmente ninguém vive só de idéias. Ter um estúdio também significa ser um empresário, resolver questões legais, analizar contratos e saber o que é fluxo de caixa, por exemplo.
Para Daniel Neves, sócio do estúdio carioca Dimaquina, ter seu proprio estúdio é ser criativo não só no design, mas em outros modelos como gestão, estratégia, planejamento e atendimento. "Principlamente porque, no inicio, a sua estratégia começa pequena. Para competir com estúdio consagrados e grandes é preciso criar um diferencial nesses modelos", explica. "O design não basta. Quem não está disposto a passar por isso, é melhor pensar duas vezes antes de se aventurar." Antes de pensar que manter um estúdio é um bicho de sete cabeças, tenha em mente que toda e qualquer empresa precisa começar do zero.
Matéria retirada da resvista COMPUTERS ARTS, EDIÇÃO 22.