sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Não importa qual é o seu objetido. Ter um estúdio é mais facil do que você imagina.
Além de ser seu proprio chefé, como trabalham os freelancers, montar um estúdio significa também coordenar um aequipe por meio de sua visão criativa ou reunior-se com uma equipe de artistas para cheguar a melhor solução para um projeto.
Infelizmente ninguém vive só de idéias. Ter um estúdio também significa ser um empresário, resolver questões legais, analizar contratos e saber o que é fluxo de caixa, por exemplo.
Para Daniel Neves, sócio do estúdio carioca Dimaquina, ter seu proprio estúdio é ser criativo não só no design, mas em outros modelos como gestão, estratégia, planejamento e atendimento. "Principlamente porque, no inicio, a sua estratégia começa pequena. Para competir com estúdio consagrados e grandes é preciso criar um diferencial nesses modelos", explica. "O design não basta. Quem não está disposto a passar por isso, é melhor pensar duas vezes antes de se aventurar." Antes de pensar que manter um estúdio é um bicho de sete cabeças, tenha em mente que toda e qualquer empresa precisa começar do zero.
Matéria retirada da resvista COMPUTERS ARTS, EDIÇÃO 22.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário